Por que não tirar cutículas?

by - terça-feira, outubro 21, 2014

        Olá amores! Quantas vezes você já leu diversos posts sobre tirar ou não as cutículas? 

Eu não mexo nas minhas, a menos que levante aquela pelinha que inflama, aí não tem jeito e nem como suportar, né? Depois de pesquisar muito a respeito, e o principalmente, coletar dicas de dermatologistas, chegamos a um consenso.

Até porquê isso é mais saúde do que estética!
  • Qual a função da cutícula?
    A cutícula é uma pele que tem a função específica de proteger a unha em toda sua base. Ela impede a entrada de bactérias, fungos e preserva o formato e a qualidade da unha.
  • Quanto mais se tira, mais aparece?
    Sim, é verdade. Afinal, o corpo automaticamente ao retirar uma "defesa" dele, rapidamente ele se "regenera". Então quanto mais você tira, mais terá. 

Além de expor seu corpo a bactérias e fungos, você fica exposta ao vírus da hepatite se os instrumentos não forem devidamente esterilizados! E mais, a ponta do alicate pode causar alterações nas unhas e afetar diretamente a aparência e o CRESCIMENTO! E isso é fato real, sou a prova viva de que minhas unhas ficaram mais fortes e resistentes quando parei de tirar as cutículas.

Caso você seja daquelas que não vivem sem o alicate, existem diversas formas de substituir esse vilão, e o segredo é: HIDRATAÇÃO!

Principalmente para quem tem a pele grossa, existem diversos produtos que fazem o milagre da hidratação. Com o crescimento do mercado de esmaltes, surgiram diversos produtos que auxiliam em todo o processo. 

"Quando a cutícula é retirada da pele, as unhas também ficam propensas a um aspecto rugoso, quebradiço, com sulcos e se não cuidadas e hidratadas, até podem descolar dos dedos."
(Leonardo Abrucio Neto, dermatologista)


E vocês, tiram ou não as cutículas? O que usam para mantê-las no lugar? Me contem do ritual de vocês!

Espero que tenham gostado.

Um super beijo e até a próxima!

You May Also Like

8 comentários

  1. Oi Juliana
    Eu já tinha ouvido falar desse dilema rsrs
    Tira ou tira cutículas, em alguns países isso é bem comum as mulheres não tirarem as cutículas.
    Acho que aqui ainda muita gente prefere o método tradicional, mais não custa nada a gente tentar não é mesmo?
    Adorei o post.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é flor, a maioria dos países não tiram as cutículas, eu acho ótimo, eu amo e me dá um nervoso de ver aquelas meninas futucando a unha e fazendo os cantinhos ficarem fundos e vermelhinhos sabe? Nada me dá mais agonia!
      Mas tente não tirar, caso você seja adepta do tirar rs e me conta depois!

      Obrigada pela visita.

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Ju realmente hoje existem muitas mulheres aderindo a "não tirar" eu mesmo em meu ateliê tenho 4 clientes que estão fazendo um tratamento comigo com um produto específico para cutículas e estão amando os resultados.
    Para você ter uma idéia o Brasil é um dos poucos países que ainda tem este hábito de tirar cutículas, na Europa e Estados Unidos isso é proibido.
    Hidratação hoje e sempre !!!
    Parabéns pelo blog e pela sua matéria.

    bjs lindona

    Krika
    www.unhasbykrika.com.br

    ResponderExcluir
  3. Os resultados são ótimos mesmo! Eu amo! A única coisa que estou querendo aderir mas está sendo super difícil pois eu acho MUITO estranho é a esmaltação americana, tem seus diversos benefícios mas ainda não foram o suficiente para me convencer rs.
    Hidratação lema para a vida !!! rs

    Obrigada pelo carinho e pela visita!

    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana, faço parte da Agenda dos Blogs, vim conhecer seu cantinho e adorei, parabéns e parabéns pelas suas unhas, são lindas !
    Eu já não retiro minhas cutículas a dois anos, e os resultados foram ótimos e bem satisfatório, minhas unhas eram bem fracas, quando parei de tirar as cutículas, no começo a aparência ficava bem feia, mas eu fui hidratando bem elas e hoje elas são perfeitas e minhas unhas ficaram bem mais fortes.
    Deixo aqui o convite pra vc conhecer meu cantinho, vc será bem vinda !
    Bjão
    Esmaltes & Manias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo ler isso, é sempre bom ver alguém que tem a mesma experiência, a maioria das pessoas não acreditam nisso. Até convencer é um sacrifício!
      Obrigada pela visita!
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Faz um tempo que estou querendo deixar de lado o alicate,mas não sabia bem como iria fazer,não sabia que tinha hidratantes específico para cutículas só de mãos mesmo,
    Amei sua dica agora sim deixarei de retira-las.
    Vi seu Blog na Agenda dos Blogs,Parabéns.
    Bjos da Lilly.

    http://lillysalles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi florzinha! Você vai ver que diferença faz ficar sem tirar as cutículas. Me manda o resultado viu?
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir